10 de Julho: dia da Pizza! Saiba porquê e aprenda a fazer

Hoje é um dia pra lá de especial. Um dia dedicado para um prato sensacional que todos nós amamos. 10 de Julho é dia da Pizza no nosso Brasil! Pode ser doce, pode ser salgada, pode ser polêmica (ouvi falar abacaxi na pizza?) mas uma coisa que ela sempre é – sem a menor dúvida…é a alegria de todos!

Pizza dá pra comer com a mão, com talher, dá pra comer sozinho ou dividir com várias pessoas.É uma massa versátil que conquistou o coração dos brasileiros. 

Ou seja, sem dúvida ela merece esse dia só pra ela. Mas porque logo dia 10? Vamos começar pelo começo!

Origem da Pizza

Por mais que seja um prato simples, a Pizza é um prato cercado de mistério e algumas controvérsias. É claro que tudo tinha que começar com os egípcios, uma das civilizações mais badaladas do passado! Eles e os hebreus misturaram a farinha e a água criando algo que é semelhante ao pão sírio. Os turcos também começaram a ser fãs da mistura e já colocaram outras delícias na cobertura como iogurte e carne de carneiro. 

Claro que tudo que é bom tem a tendência de melhorar ainda mais. E aí que vem a Itália na história – tava esperando por essa parte né? Durante as Cruzadas, o prato chegou no porto de Nápoles. No começo foi considerado um alimento das pessoas pobres do sul do país e os ingredientes eram alho, queijo e peixes – já bateu aquela vontade de pizza de atum ou aliche?

Depois, no século XVI entrou um dos ingredientes mais famosos desse prato na culinária européia – graças à nós da América. Trata-se do tomate! Então, foi graças ao Dom Raffaele Espósito – o primeiro pizzaiolo conhecido na história – onde nasceu a pizza mais tradicional, a Marguerita! Foi uma pizza dedicada ao rei Umberto I feita para homenagear a bandeira da Itália, contando com as cores dela: o vermelho (tomate), branco (queijo) e verde (manjericão). 

E por quê dia 10 de julho?

Essa é uma data nossa! Aqui no Brasil a pizza desembarcou junto com os imigrantes italianos em São Paulo. Bairros tradicionais como Brás e Mooca viraram redutos das colônias sendo famosos até hoje pelas cantinas italianas, onde você pode apreciar uma boa massa, seja ela de macarrão ou pizza. 

O dia da Pizza em si, surgiu em 1985. Foi por causa de um concurso estadual que ocorria na cidade de São Paulo para escolher as melhores pizzas de marguerita e mussarela. E essa competição fez muuuuito sucesso! Tanto, mas tanto, que na época o secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, decidiu que o dia de encerramento do concurso seria considerado o Dia da Pizza em todo o território brasileiro.

Que responsabilidade né? Esperamos que a pizza do vencedor tenha sido incrível, porque o brasileiro é muito bom na arte de fazer pizza também!! 

Por isso que vamos encerrar esse artigo com uma receita de massa de pizza para você curtir bastante esse prato delicioso nesse dia especial e em todos outros dias da sua vida

Ingredientes

  • 6 xícaras de chá de farinha de trigo (840g aproximadamente)
  • 2 colheres de sopa de fermento biológico seco (20 g)
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 2 colheres de chá de sal
  • 2 ½ xícaras de chá de água morna
  • ¼ de xícara de chá de azeite
  • Farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • Azeite para untar a tigela

Para começar, misture numa tigela o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e usando uma colher, misture bem para dissolver. Temperatura ambiente…viu espumar é hora de parar! Dá uns 5 minutos essa brincadeira. 

Mas claro, tem outro processo para você fazer enquanto isso! Na tigela da batedeira misture farinha com sal e abra um buraco no centro. Separe um outro recipiente grande e unte com 2 colheres de sopa de azeite. A massa vai crescer então é bom que tenha espaço.

Quando espumar, despeje a mistura do fermento na tigela com farinha, no centro. Adicione ¼ de xícara de chá de azeite e misture com espátula, para incorporar. 

Hora de sovar a massa! Encaixe a tigela na batedeira com o gancho e vá de velocidade média para bater por 5 minutos. Aos poucos, aumente para a alta e deixe bater por mais 15 minutinhos até formar uma massa lisa. Ela vai descolar da lateral e formar uma bola no gancho da batedeira. 

Com as pontas do dedos ou alguma espátula, você pode desgrudar a massa da batedeira e colocar em um recipiente untado com azeite (já notou que ele é super importante né?)

Faltando 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, é hora de preaquecer o forno. Temperatura alta, 250°!

Agora a parte mais legal! Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo e transfira a massa para ela. Com uma espátula você pode dividir em 4 porções. Separe a porção que você gostar mais para abrir e cubra o restante com um pano para não ressecar. 

Hora de usar o rolo para abrir a massa e alcançar aquele famoso círculo de uns 30cm de diâmetro. Importante que a bancada esteja polvilhada com farinha para que a massa não grude. 

Por último, antes de colocar no forno, escolha o sabor! Aí reina a criatividade, e os melhores ingredientes são importantes. 

Aí, você sabe né? Pode encontrar tudo no ASP, tanto pra massa quanto para a cobertura!  Aqui você encontra qualidade e ingredientes diversos e fresquinhos.

asp, asp horti mercado, dia da pizza, manjericão, pizza, queijo, tomate

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horários de funcionamento

Loja Jd. Paraíso

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 18:00

Loja São Marcos

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja Vinhedo

SEG. À SÁB.: 07:00 - 21:00

DOM.: 07:00 - 18:00



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Loja Jd. Paraíso

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 18:00

Loja São Marcos

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja Vinhedo

SEG. À SÁB.: 07:00 - 21:00

DOM.: 07:00 - 18:00


© COPYRIGHT 2019 | ASP Supermercados - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Semeia Propaganda