Dia da Lasanha: conheça a história + receita clássica!
Dia da lasanha é dia de ser feliz! Quem não ama a clássica massa em camadas com um molho suculento? Bom, a gente aqui do ASP ama uma boa receita de lasanha- e hoje te ensinamos a fazer a clássica lasanha bolonhesa do zero.
Mas antes, você sabia que existiu um conflito entre Inglaterra e Itália sobre quem de fato inventou a lasanha? Isso porque na Inglaterra de 1390 o livro de receitas do rei Richard II cita uma receita de loseyns (pronuncia-se lasains), feita de camadas de um cereal, caldo e especiarias como canela e açafrão.
A Itália, é claro, reivindica a receita para si, com os romanos usando o termo lasanum para designar um prato feito em camadas. Atualmente, a receita clássica é feita de massa de ovos, molho bolonhesa e molho bechamel.
Vamos começar a fazer uma lasanha do zero? Primeiro, os ingredientes da massa:
200g de farinha de trigo
2 ovos grandes
O modo de preparo é o seguinte:
1- Faça um montinho com a farinha na superfície em que for trabalhar. Com uma colher, abra um buraco fundo no centro.
2- Despeje os ovos dentro desse buraco. Com um garfo, bata os ovos ligeiramente e vá incorporando a farinha aos pouquinhos, até que os ovos não estejam tão ralos.
3- Passe a trabalhar a massa com as mãos, agregando a farinha pouco a pouco. Se a massa estiver úmida, grudando nas mãos, acrescente mais farinha.
4- Lave e seque bem as mãos. Afunde o polegar no centro da massa, que deve estar homogênea; se sair limpo, sem grudar em nada, não há mais necessidade de colocar farinha.
5- Limpe a bancada para sovar a massa. Segure a massa com uma mão e, com a outra, empurre-a para frente pressionando contra a bancada. Dobre a massa ao meio, dê mais uma meia virada e, novamente, empurre a massa para frente. Repita a operação por oito minutos completos, até que a massa esteja macia.
6 – Divida a massa em seis partes iguais. Achate cada parte com as mãos e passe pela máquina, com os cilindros ajustados na abertura maior. Dobre a tira duas vezes em ⅓ do seu comprimento e passe novamente pela máquina. Repita a operação duas ou três vezes com cada tira. Acomode as tiras, ainda grossas, em panos secos e limpos sem sobrepor as massas.
7-Diminua a abertura dos cilindros gradativamente e vá passando as tiras pela máquina (dessa vez sem dobrar). Elas devem ficar com a espessura mais fina possível. Corte a massa em tiras de 20 cm de comprimento.
8-Ferva 4 litros de água com uma colher (sopa) de sal. Mergulhe de quatro a cinco tiras de massa e cozinhe muito rapidamente (15 segundos). Retire da água fervente e mergulhe as massas numa bacia com água fria para interromper o cozimento.
9 -Disponha as massas cozidas sobre pano seco. Cubra as massas com outro pano seco e pressione levemente para secar as tiras. Reserve.
Agora, para o molho de carne, você vai precisar de:
1 colher (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de cebola picada
¼ xícara (chá) de salsão picado
¼ xícara (chá) de cenoura picada
350g de acém moído
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora
1 xícara (chá) de leite integral
Noz moscada a gosto
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 ½ xícara (chá) de tomates pelados italianos com seu suco
O modo de preparo é esse aqui:
1- Refogue a cebola com o azeite e a manteiga em fogo médio até que fique transparente. Adicione o salsão e a cenoura e refogue por mais 2 minutos, mexendo.
2- Adicione a carne moída, uma boa pitada de sal e de pimenta. Mexa bem até que a carne fique bem soltinha e perca a cor vermelha de carne crua.
3- Adicione o leite e cozinhe em fogo brando até secar completamente. Tempere com uma pitada de noz moscada.
4- Adicione o vinho e deixe cozinhar novamente até secar. Coloque os tomates (pode esmagá-los com as mãos) e o suco. Quando começar a borbulhar, abaixe o fogo e deixe o molho cozinhar o mais lentamente possível por 3h. Mexa de vez em quando. Acrescente ½ xícara de água durante o cozimento toda vez que o molho começar a secar.
5-Prove o sal, corrija e reserve.
Para o molho bechamel, você vai precisar de:
3 xícaras (chá) de leite integral
6 colheres (sopa) de manteiga
4 e ½ colheres (sopa) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de sal
+ ⅔ de xícara de parmesão ralado e manteiga para montagem
Para fazer:
1- Aqueça o leite em fogo baixo até quase ferver.
2- Derreta a manteiga em uma panela de fundo grosso em fogo baixo. Adicione a farinha e mexa. Cozinhe sem parar de mexer por cerca de dois minutos (não deixe a farinha escurecer). Retire do fogo.
3- Adicione, aos poucos, meia xícara do leite aquecido à mistura de farinha e manteiga sem parar de mexer. Adicione mais meia xícara. Repita o processo até despejar todo o leite e obter um creme liso e cremoso.
4-Volte a panela ao fogo, adicione o sal e cozinhe mexendo sem parar até que fique um molho denso e grosso. Reserve.
Agora, para a montagem:
1-Pré aqueça o forno a 200°C.
2- Unte um refratário com manteiga e espalhe na base uma colher (sopa) do bechamel.
3- Forre o fundo com uma camada de tirar de massa, cortando-as para se ajustarem ao tamanho exato de refratário.
4- Misture o molho de carne e o bechamel. Espalhe uma fina camada sobre a massa. Polvilhe um pouco de parmesão ralado e cubra com mais uma camada de massa. Repita o processo até obter ao menos seis camadas de massa.
5- Termine com uma camada de molho, parmesão e cubinhos de manteiga. Dica: deixe massa sobrando para fora do refratário, para ficar crocante e dourada.
6 Asse a lasanha na grade mais alta do forno por, no máximo, 15 minutos (ou até que ganhe uma leve crosta dourada). Retire do forno, deixe descansar por 10 minutos e sirva.
Receita: Estadão
Pronto, agora você sabe como fazer uma lasanha tradicional italiana do zero! Também dá para você usar uma massa fresca- que você encontra aqui no ASP, fica tão delicioso quanto! Perfeita para aquele almoço em família ou um jantar romântico, a lasanha é muito versátil – e deliciosa!
Para montar a sua lasanha, dê aquela passadinha no ASP, o lugar onde você encontra todos os ingredientes para você cozinhar essa deliciosa massa!