Dia do Macarrão: 2 receitas fantásticas para você se surpreender
Hoje, 25 de Outubro é o dia de um dos pratos mais amados do brasileiro. Olha que nem é um prato daqui, mas que a gente adotou com todo carinho e come sempre.
Trata-se do dia do macarrão! Essa data foi criada em 1995 durante o 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma, na Itália.
Claro que tinha que ser coisa de italiano né? Mas não se engane, afinal essa massa faz um sucesso gigantesco aqui no Brasil. Segundo a Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) o macarrão está presente em 99,3% dos lares do país. É muuuita massa, mamma mia!
Mas se tratando da origem da massa, talvez você se surpreenda. O macarrão surgiu na China há 4 mil anos e só depois se espalhou para a Itália, através do explorador italiano Marco Polo. Claro que os italianos amam macarrão. Lá existem mais de 500 tipos de massas! No Brasil essa iguaria se difundiu por meio da família real e se difundiu por todo país principalmente por causa dos imigrantes italianos.
Gostou das curiosidade? Opa, mas bateu aquela fome? Não seja por isso então! Vamos te passar 2 pratos de massa super interessantes, sendo que um deles vai ser vegetariano, para contemplar todo mundo! Vamo nessa então?
Espaguete com Molho de Funghi
Ingredientes
- 350 g de massa de espaguete
- 50g de cogumelo funghi
- 800ml de água fervente
- 1 cebola picada
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 tablete ou envelope de caldo de legumes
- 100ml de creme de leite
- Pimenta do reino a gosto
- Folhas de tomilho
- Sal a gosto
Modo de preparo
Primeiro passo é hidratar os 50g de funghi. Enquanto isso, deixe os 800ml de água ferverem. Lave bem os cogumelos, escorra e os cubra com 800ml de água fervente. Deixe descansar por 30 minutos. Coe e reserve a água. Cuidado para não se queimar! Esprema os cogumelos. Aperte com as mãos para secarem bem. Pique em pedaços pequenos, ou da sua preferência de tamanho. Os pedaços pequenos vão ajudar na distribuição do sabor! Agora refogue 1 cebola picada em 2 colheres (sopa) de manteiga. Uma dica é não deixar a cebola dourar, apenas murchar um pouquinho. Junte o funghi e refogue bem. Acrescente 1 colher (sopa) de farinha de trigo e misture bem, com o intuito de espalhar a farinha por todo o refogado. Adicione 1 xícara da água da hidratação do funghi e continue mexendo até ferver e engrossar. Pode ir acrescentando mais água (a da hidratação) até ficar na consistência de molho que a gente adora. Acrescente 1 tablete ou envelope de caldo de legumes, junto com 100ml de creme de leite, que costuma ser meia caixinha. Coloque sal a gosto e se quiser, polvilhe pimenta do reino. Fica uma delícia. Para decorar e dar um sabor extra, acrescente folhas de tomilho fresco. Aí é só cozinhar a massa de espaguete (ou outra de sua preferência) e colocar o molho por cima. É sensacional, e ainda por cima é um prato vegetariano, sem carne!
Radiatore com Ragú de Linguiça
Ingredientes
Para o ragú
- 600g de linguiça suína de pernil (pode ser calabresa fresca também)
- 120g de Cebola em fatias finas
- 35g de alho picadinho
- 80g de Salsão em cubos pequenos
- 100g de cenoura em cubos pequenos
- 200ml de vinho branco seco
- 80ml de Azeite Extra Virgem
- 1,2 litros de caldo de carne caseiro (sem sal)
- 600g de tomates frescos maduros, sem pele e sem sementes, cortados em cubos grandes
- 1 ramo de manjericão
- Pimenta do reino moída
- Sal fino
Para a finalização
- 800g de Radiatore – Grano Duro
- 8 litros de água filtrada
- Sal grosso
Modo de preparo
Vamos começar pelo Ragú! Primeiro retire a pele dos gomos de linguiça. Pique a carne. Aqueça o azeite em uma caçarola e nele refogue bem a carne da linguiça. Deixe até começar a dourar e aí junte cebola, aguardando ela ficar transparente. Junte o alho, o salsão e a cenoura. Refogue, refogue, sem deixar o alho escurecer. Despejar o vinho branco e deglacear, que é fazer com que o fundo do refogado se desprenda da panela com o vinho, tudo isso feito com ajuda de uma colher. Quando o vinho evaporar por completo adicione os tomates e o caldo de carne – se for caseiro melhor ainda! Tampe a panela, deixando uma pequena abertura. Aí é o momento de abaixar o fogo e deixar cozinhar por uma hora, mexendo quando for necessário. Enquanto o líquido tem que evaporar, o ragú tem que encorpar. É possível adicionar mais caldo caso seja necessário. No final do cozimento, salgue a gosto e pode temperar com pimenta do reino. O manjericão dá um sabor extra e também deixa o prato mais bonito. Aí é hora de cozinhar a massa em bastante água fervente e salgada – aí que entra o sal grosso. Recomendamos que deixe até ela fica ‘al-dente’, mas se quiser pode deixar mais. Misture ao ragú e se delicie com esse prato incrível!
Gostou das receitas? Então confere mais dicas e receitas incríveis aqui no nosso blog. Inclusive mais algumas de macarrão, para que você não fique nunca sem ideias do que cozinhar.
Claro que na hora de adquirir os ingredientes você pode contar com o ASP!
dia do macarrão, funghi, macarrão, ragú, receita, vegetarianos