novembro azul

Novembro azul: 3 mitos sobre o câncer de próstata

Novembro Azul chegou e o ASP quer fazer parte desta campanha trazendo mais conhecimento e conscientização para todos homens!

Por isso separamos 3 mitos sobre essa doença que deve ser prevenida com muita cautela. Confira abaixo

1 – É impossível ter câncer de próstata antes dos 40 anos

Mito! Embora seja extremamente raro, o câncer de próstata pode afetar homens com menos de 40 anos. É importante estar atento caso o paciente tenha antecedentes familiares da doença e/ou sejam identificados sinais como dificuldade de urinar ou um aumento significativo no número de idas ao banheiro. 

Esse é um dado que mostra como é importante os homens cuidarem de sua saúde durante sua vida toda, não importando a idade.  

2 – A vasectomia pode causar câncer de próstata?

Não. A vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozoides e dessa forma impede o homem de ter filhos. Embora um estudo de 2010 tenha feito com que o procedimento seja visto como um vilão no aumento do câncer de próstata, outros estudos posteriores derrubaram essa hipótese por completo.

Claro que mesmo um homem vasectomizado deve tomar  todos os cuidados para se prevenir do câncer de próstata, afinal o procedimento não aumenta, mas também não diminui, a chance de vir a desenvolver a doença. 

3 – O aumento da próstata é um sinal de câncer?

De cara você pode pensar que sim, mas na verdade não é! Depois dos 45 anos mais de 90% dos homens apresentam algum grau de aumento da próstata. Esta condição é conhecida como hiperplasia prostática benigna. Esse crescimento pode causar dificuldades para urinar, o que pode gerar confusão com sintomas do câncer.

Entretanto o aumento da próstata não tem relação com o aumento da mesma. O câncer tem uma evolução silenciosa na fase inicial. É apenas na fase avançada que os sintomas aparecem de forma mais evidente e pode incluir cansaço generalizado e dores ósseas.

Embora o tamanho não seja sinal, outras particularidades podem ser. Por isso que é recomendado o exame de toque retal para todos homens na faixa dos 50 anos. 

Gostou das curiosidades? Vamos compartilhar essas informações e conscientizar o maior número de homens a se cuidarem hoje e amanhã, seja em relação ao câncer de próstata ou outras questões de saúde.

Fonte: Inca (Instituto Nacional de Câncer)

câncer de próstata, novembro azul, saúde, saúde do homem

Horários de funcionamento

Loja Jd. Paraíso

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja São Marcos

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja Vinhedo

SEG. À SÁB.: 07:00 - 21:00

DOM.: 07:00 - 20:00



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Loja Jd. Paraíso

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 18:00

Loja São Marcos

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja Vinhedo

SEG. À SÁB.: 07:00 - 21:00

DOM.: 07:00 - 18:00

Este site é protegido por reCAPTCHA e as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.





© COPYRIGHT 2021 | ASP Supermercados - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Semeia Propaganda