dicas para cozinhar bacalhau

4 Dicas para cozinhar bacalhau +1 receita!

Em tempos de Páscoa, você já comprou seus ovos de chocolate, ou até mesmo fez alguns bem deliciosos… mas e o almoço de domingo, você já pensou sobre ele? 

O clássico de um bom domingo de Páscoa é o famosíssimo bacalhau. Mas você está por dentro de todas as técnicas para dessalgar um bom bacalhau? Ou sabe as diquinhas sensacionais para cozinhar direito o peixe? Bom, não há com o que se preocupar, porque ASP vem ao seu resgate, com todas essas dicas para o seu almoço no domingo ser mais que especial.

Dica 1: o corte certo do peixe

Quando você compra o peixe do bacalhau, você pode comprar em postas, que são essas fileiras de cortes verticais, ou em ainda sem cortes, além de desfiado.

Para cortar, veja a imagem acima. Esse corte é o correto, os cortes nas verticais representam a parte nobre da carne, que são os lombos e as postas, é a parte que você vai querer usar no seu almoço, já que são as partes mais deliciosas. Os cortes nas horizontais são as barrigas, e você pode usar essas partes para fazer bolinho de bacalhau.

É nesse momento que você precisa tirar as espinhas do peixe, antes de dessalga-lo, principalmente se você for desfiar, já que fica mais fácil de achar as espinhas. 

Dica 2 Dessalgando o bacalhau

Depois do corte, é hora de dessalgar o bacalhau. Alguns chefes de cozinha recomendam uma dessalga de 24 horas, já outros dizem que não é necessário tanto tempo. Por isso, nossa dica é sempre checar o gosto da água que você vai usar para dessalgar.

Primeiro, cubra o peixe com água, sempre gelada. De tempos em tempos você vai trocá-la, também não há consenso de quantas vezes é necessário fazer essa troca, mas indicamos entre 2 a 4 vezes. Toda vez que você for trocar a água, prove um pouco a quantidade de sal nela. Essa quantidade vai ser bem parecida com a quantidade de sal no peixe, e é por aí que você vai checar se seu peixe já dessalgou. 

E não se esqueça de mantê-lo sempre na geladeira, porque ao dessalga-lo você permite que ele estrague mais facilmente.

Dica 3 Na hora de cozinhar o bacalhau 

O ponto do bacalhau é o ponto para mal passado. Uma dica para você saber quando chegou a esse ponto é perceber quando o peixe começa a querer soltar as lascas. Outra dica super importante é que você não deve cozinhá-lo em água, pois esse procedimento retira a gordura do bacalhau, que é super saborosa. 

Lembrando que o ideal é nunca ferver o peixe, tente cozinhar com fogo baixo, porque isso fará com que seu bacalhau fique ressecado. Não deixe de abusar no azeite!

Depois do cozimento, você precisa retirar toda a pele. Se você achar a pontinha que está saindo, consegue tirar toda a pele praticamente sozinha. 

Dica 4 Guardando bacalhau

Sobrou bacalhau? Sem problemas, é bem tranquilo armazená-lo. Se quiser guardá-lo sem dessalgar, a dica é enrolá-lo em plástico filme e colocar na parte menos fria da geladeira. Dessalgado, é melhor guardar na geladeira. Nos dois casos, ele pode ficar armazenado por cerca de 2 meses.

Anotou todas as dicas? É hora de colocá-las em prática com uma receita de bacalhau deliciosa que preparamos para você.

Bacalhau 7 Mares

Ingredientes: 

  • 500g de bacalhau em lascas
  • 4 batatas grandes descascadas e cortadas em cubos
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1 xícara de café de leite de coco
  • 100g de queijo mussarela em tiras
  • 100g de queijo gorgonzola em pedacinhos
  • 100g de queijo parmesão ralado grosso
  • 1 colher de sopa de curry
  • ervas aromáticas picadas a gosto (alecrim, tomilho, salsa, salsinha, manjericão e cebolinha)
  • sal a gosto

Modo de preparo: 

  1. Cozinhe as batatas já descascadas e cortadas em cubos em água e sal.
  2. Escorra e reserve.
  3. Dessalgue o bacalhau.
  4. Cozinhe as lascas de bacalhau no microondas por 5 minutos. Reserve.
  5. Em uma tigela, misture o creme de leite, o leite de coco, o curry, a mussarela, o gorgonzola, as ervas aromáticas e o sal a gosto.
  6. Em uma travessa, faça uma camada de batatas cozidas, seguida das lascas de bacalhau cobertas pelo molho.
  7. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno por 7 minutos para gratinar.
  8. Salpique cebolinha picada e sirva em seguida.

Gostou? Esperamos que você aproveite com a família o almoço de domingo bem gostoso. Ah, e já sabe né? Todos os ingredientes você encontra aqui no ASP!

bacalhau, dicas, receita

Horários de funcionamento

Loja Jd. Paraíso

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja São Marcos

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja Vinhedo

SEG. À SÁB.: 07:00 - 21:00

DOM.: 07:00 - 20:00



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Loja Jd. Paraíso

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 18:00

Loja São Marcos

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja Vinhedo

SEG. À SÁB.: 07:00 - 21:00

DOM.: 07:00 - 18:00


© COPYRIGHT 2021 | ASP Supermercados - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Semeia Propaganda