4 Dicas para cozinhar bacalhau +1 receita!
Em tempos de Páscoa, você já comprou seus ovos de chocolate, ou até mesmo fez alguns bem deliciosos… mas e o almoço de domingo, você já pensou sobre ele?
O clássico de um bom domingo de Páscoa é o famosíssimo bacalhau. Mas você está por dentro de todas as técnicas para dessalgar um bom bacalhau? Ou sabe as diquinhas sensacionais para cozinhar direito o peixe? Bom, não há com o que se preocupar, porque ASP vem ao seu resgate, com todas essas dicas para o seu almoço no domingo ser mais que especial.
Dica 1: o corte certo do peixe
Quando você compra o peixe do bacalhau, você pode comprar em postas, que são essas fileiras de cortes verticais, ou em ainda sem cortes, além de desfiado.
Para cortar, veja a imagem acima. Esse corte é o correto, os cortes nas verticais representam a parte nobre da carne, que são os lombos e as postas, é a parte que você vai querer usar no seu almoço, já que são as partes mais deliciosas. Os cortes nas horizontais são as barrigas, e você pode usar essas partes para fazer bolinho de bacalhau.
É nesse momento que você precisa tirar as espinhas do peixe, antes de dessalga-lo, principalmente se você for desfiar, já que fica mais fácil de achar as espinhas.
Dica 2 Dessalgando o bacalhau
Depois do corte, é hora de dessalgar o bacalhau. Alguns chefes de cozinha recomendam uma dessalga de 24 horas, já outros dizem que não é necessário tanto tempo. Por isso, nossa dica é sempre checar o gosto da água que você vai usar para dessalgar.
Primeiro, cubra o peixe com água, sempre gelada. De tempos em tempos você vai trocá-la, também não há consenso de quantas vezes é necessário fazer essa troca, mas indicamos entre 2 a 4 vezes. Toda vez que você for trocar a água, prove um pouco a quantidade de sal nela. Essa quantidade vai ser bem parecida com a quantidade de sal no peixe, e é por aí que você vai checar se seu peixe já dessalgou.
E não se esqueça de mantê-lo sempre na geladeira, porque ao dessalga-lo você permite que ele estrague mais facilmente.
Dica 3 Na hora de cozinhar o bacalhau
O ponto do bacalhau é o ponto para mal passado. Uma dica para você saber quando chegou a esse ponto é perceber quando o peixe começa a querer soltar as lascas. Outra dica super importante é que você não deve cozinhá-lo em água, pois esse procedimento retira a gordura do bacalhau, que é super saborosa.
Lembrando que o ideal é nunca ferver o peixe, tente cozinhar com fogo baixo, porque isso fará com que seu bacalhau fique ressecado. Não deixe de abusar no azeite!
Depois do cozimento, você precisa retirar toda a pele. Se você achar a pontinha que está saindo, consegue tirar toda a pele praticamente sozinha.
Dica 4 Guardando bacalhau
Sobrou bacalhau? Sem problemas, é bem tranquilo armazená-lo. Se quiser guardá-lo sem dessalgar, a dica é enrolá-lo em plástico filme e colocar na parte menos fria da geladeira. Dessalgado, é melhor guardar na geladeira. Nos dois casos, ele pode ficar armazenado por cerca de 2 meses.
Anotou todas as dicas? É hora de colocá-las em prática com uma receita de bacalhau deliciosa que preparamos para você.
Bacalhau 7 Mares
Ingredientes:
- 500g de bacalhau em lascas
- 4 batatas grandes descascadas e cortadas em cubos
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 1 xícara de café de leite de coco
- 100g de queijo mussarela em tiras
- 100g de queijo gorgonzola em pedacinhos
- 100g de queijo parmesão ralado grosso
- 1 colher de sopa de curry
- ervas aromáticas picadas a gosto (alecrim, tomilho, salsa, salsinha, manjericão e cebolinha)
- sal a gosto
Modo de preparo:
- Cozinhe as batatas já descascadas e cortadas em cubos em água e sal.
- Escorra e reserve.
- Dessalgue o bacalhau.
- Cozinhe as lascas de bacalhau no microondas por 5 minutos. Reserve.
- Em uma tigela, misture o creme de leite, o leite de coco, o curry, a mussarela, o gorgonzola, as ervas aromáticas e o sal a gosto.
- Em uma travessa, faça uma camada de batatas cozidas, seguida das lascas de bacalhau cobertas pelo molho.
- Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno por 7 minutos para gratinar.
- Salpique cebolinha picada e sirva em seguida.
Gostou? Esperamos que você aproveite com a família o almoço de domingo bem gostoso. Ah, e já sabe né? Todos os ingredientes você encontra aqui no ASP!