Devo fazer uma grande compra mensal ou visitar o mercado semanalmente?

Tá pensando que fazer mercado é brincadeira? Pois não é! O responsável por reabastecer as dispensas de um lar precisa de organização, planejamento e muito jogo de cintura para saber quando comprar itens em promoção ou não, quando trocar a marca do sabão em pó ou mesmo na hora de decidir em qual mercado fará suas compras. Né?

Nós sabemos bem. Inclusive, hoje vamos falar sobre um assunto muito importante para quem quer economizar – no tempo e no dinheiro!

O tema desse texto é: “devo fazer uma grande compra mensal ou pequenas compras semanais ao longo do mês?”

Você se perguntou isso várias vezes, né? Então se prepara, porque vamos te dar a resposta! Se liberte desse dilema com o Asp:

Sem pressa, com carinho

Antigamente, as compras da casa não costumavam ser feitas como são hoje em dia, sabia? Geralmente, as famílias pegavam itens em estabelecimentos diferentes e, muitas vezes, DIARIAMENTE! :O

Por exemplo: as carnes eram compradas diretamente no açougue de rua (o favorito de quem ficasse responsável pela compra e, geralmente, era a mulher). As verduras e legumes vinham da feirinha do final da rua, que costumavam acontecer uma ou duas vezes por semana.

No mercado – de bairro, pequenininho perto dos grandes super e hipermercados de hoje- se comprava arroz, feijão e outros itens que só seriam encontrados lá, mesmo.

Pode parecer que não, mas na época, fazer as compras dessa forma era mais prático do que comprar uma vez ao mês. Isso porque, naquela época, nem todo mundo tinha um carro, o que dificultava bastante a vida de quem fosse buscar os produtos.

Imagine o quão difícil seria ter que carregar as compras do mês inteiro no ônibus ou a pé? Pra família toda!

Por isso as donas de casa compravam como formiguinhas, nas vendinhas perto de casa e de pouco em pouco. Tudo era comprado sem pressa, com muito carinho.

Daí veio a hiperinflação

Depois, foi o contrário: lá pelo final dos anos 80 e início dos anos 90, as famílias passaram a fazer compras uma vez ao mês e em grandes supermercados da cidade. O motivo? Bom: primeiramente, a economia estava muito instável e os preços oscilavam do dia pra noite.

Se, em um dia, você comprava carne por um valor x, no dia seguinte poderia pagar 10x. Assim, do dia pra noite mesmo.

Logo, quando os preços estavam baixos, os mercados se enchiam e as pessoas aproveitavam para comprar tudo o que precisassem, mesmo. Se você viveu essa época, lembra bem da experiência HORRÍVEL que poderia ser sair para fazer compras.

Esse cenário deu origem ao hábito do brasileiro de fazer “compras do mês”.

Vamos DESCOMPLICAR?

Bom, deu pra entender como nossos hábitos de compras sofreram grandes mudanças ao longo do tempo, né? Não é à toa que, hoje, tem muita gente que ainda não definiu um padrão: às vezes compra tudo de uma vez, outras prefere ir reabastecendo a geladeira conforme os itens vão acabando, ao longo da semana.

Agora que tudo isso passou e somos mais livres pra fazer escolhas, você pode decidir qual das duas opções prefere: comprar uma vez ao mês ou semanalmente. Vamos falar sobre os benefícios de cada uma?

Por que comprar uma vez ao mês?

Bom, as duas opções tem suas vantagens e desvantagens. Pra começar, vamos falar sobre as compras mensais. Não precisamos te dizer que, para isso funcionar, você precisa ser uma pessoa muuuito organizada, né?

Antes de mais nada, você precisa de muito espaço na cozinha ou uma dispensa razoável para guardar todos os seus produtos.

Se você estiver comprando para uma família, mesmo que pequena, são ainda mais itens para estocar! Dá-lhe espaço.

Também é necessário pensar no espaço do freezer. Afinal, carnes, legumes e vegetais precisam ser congelados para serem preservados ao longo das semanas.

Outra desvantagem é a falta de flexibilidade no cardápio de casa: como você já comprou tudo que vai cozinhar durante o mês, já definiu o menu mensal! Sempre há a possibilidade de comprar um ou outro item adicional para quebrar a rotina, mas isso significa mais dinheiro gasto. Pense nisso!

Se você tem uma alimentação mais regrada, pré-definida por treino, por exemplo, essa opção pode funcionar bastante pra você ???? Mas se você tem crianças…pode ser um problema! ????

A maior das vantagens de fazer uma única compra ao final ou começo do mês é, talvez, o planejamento financeiro: é muito prático saber que não haverá imprevistos quanto ao supermercado da casa.

Além disso, é mais fácil de manter o controle sobre o quanto foi gasto mês a mês, afinal, você fez apenas uma grande compra ao invés de muitas ao longo das semanas.

Por outro lado, você dependerá de sorte nas ofertas do dia: o Asp, por exemplo, sempre faz promoções e ofertas ao longo do mês em produtos diversos. Quem opta por visitar o mercado só nessa ocasião, acaba perdendo algumas oportunidades legais de pagar menos em alguns itens ☹

Ah! Se cogitar ser um “comprador mensal”, pense no transporte dos produtos e no tempo que irá passar no supermercado, escolhendo todos os itens!

E se eu fizer compras semanais?

Essa opção é a escolha da maioria dos compradores. As vantagens são muitas:

Compre bem livre, leve e solta! Escolha o cardápio da semana, aproveite as muitas promoções que aparecem ao longo do mês e vá, assim, definindo o que vai levar ou não, conforme sua necessidade.

Além de fazer compras mais rápidas – afinal, você foi em busca de MENOS itens – você tem menos sacolas para carregar até em casa. Se você morar perto do mercado, dá pra ir a pé tranquilamente.

Se você for um “comprador semanal”, também não precisa congelar toda a carne, verduras e legumes que adquirir.

Mas cuidado: se você pretende ser uma pessoa mais regrada financeiramente com relação ao mercado, é preciso analisar muito bem o que vai levar pra casa e não exagerar nos itens!

Senão, você acaba gastando mais do que deveria e comprando itens que nem precisava tanto assim. Uma boa dica é guardar todas as notas fiscais e fazer uma análise quinzenal dos seus gastos. Eu sei que dói, mas vamos fazer isso juntos ???? você consegue!

Se você tem filhos, também consegue ficar mais tranquila: seja para deixá-los com alguém de confiança enquanto vai às compras ou para leva-los com você! Os pequenos se divertem no mercado – e em qualquer lugar – quando sabem que não irão demorar muito para ir embora.

E aí? Decidiu?

E aí? Bom. Você não precisa tomar essa decisão assim, de uma vez. Que tal tentar fazer um modelo de compras em cada um dos próximos meses e optar por aquele que mais te agradou, enfim?

Se depender da gente, você vem pro Asp todo dia ???? Mas não podemos ser egoístas, não é mesmo?

Conta pra gente como você planeja seu mês! Deixe seu comentário aqui embaixo. Queremos saber mais sobre sua relação com suas compras!

compra mensal, compra semanal, valinhos

Horários de funcionamento

Loja Jd. Paraíso

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 18:00

Loja São Marcos

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja Vinhedo

SEG. À SÁB.: 07:00 - 21:00

DOM.: 07:00 - 18:00



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Loja Jd. Paraíso

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 18:00

Loja São Marcos

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja Vinhedo

SEG. À SÁB.: 07:00 - 21:00

DOM.: 07:00 - 18:00


© COPYRIGHT 2022 | ASP Supermercados - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Semeia Propaganda