O que aconteceria em um mundo sem abelhas
Quando falamos de abelhas o que vem a sua mente? Mel? Colmeias? Picadas Doloridas? A função desses pequenos insetos vai muito além disso. As abelhas são necessárias para a polinização das flores e vegetais. Mesmo sendo fundamentais para o mundo, as abelhas estão desaparecendo por conta dos atos irresponsáveis do homem em relação à natureza. Mas o que aconteceria com o mundo se as abelhas desaparecessem?
Adeus, mel e cera
O mel surge depois que as abelhas coletam néctar de plantas como flores, desidratam esse néctar e adicionam substâncias produzidas por elas mesmas. Essa mistura é como uma reserva de alimento energético para larvas, usado também em períodos de escassez. Sem esse processo, os produtos derivados do mel não seriam produzidos.
Falta generalizada de alimentos
A agricultura, seria diretamente impactada com a não-existência das abelhas e isso vale especialmente para o cultivo de vegetais destinados à alimentação. Além disso, afeta diretamente a alimentação dos animais, já que se alimentam dos frutos que as abelhas ajudaram a crescer.
Agravamento de problemas climáticos
Se uma polinização deficiente tende a impactar o bom crescimento de vegetais, cortar esse processo de maneira mais radical traria problemas muito maiores em médio prazo. Ter menos insetos significa ter menos plantas, o que significa um aumento no aquecimento global, que afeta a biodiversidade do planeta.