Olimpíadas: conheça a história do maior evento esportista do mundo
Neste ano o Japão sedia a 32ª edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Mas essa história de Olimpíadas nasceu há muuuuuito tempo. Para começar, você sabia que Olimpíada é o período de 4 anos entre os Jogos Olímpicos? Pois é!
Atipicamente nesse ano de 2021 estaremos realizando os Jogos Olímpicos fora da Olimpíada. Mas os próximos Jogos vão ocorrer em 3 anos, para o ciclo de 4 anos voltar a acontecer. Mas como começaram os Jogos Olímpicos?
A origem das Olimpíadas
Bom, a origem certa não é muito exata, já que os Jogos Olímpicos começaram há muitos séculos atrás, há pelo menos 2 mil anos. De acordo com a mitologia grega, Hércules, herói dos deuses e filho de Zeus, criou os Jogos como homenagem ao seu pai. O fato era que,na Era Antiga a cada quatro anos as cidades da Grécia se reuniam em jogos para honrar a Zeus em competições que envolviam corrida, salto, lançamento de dardo, luta, pugilismo e pentatlo. Os primeiros registros são de 776 a.C.
Mas em 393 a.C o imperador imperador cristão Teodósio proibiu as Olimpíadas, alegando que era um culto aos deuses pagãos. Só em 1896 os Jogos voltaram a acontecer em Atenas.
A Era Moderna
Em 1896 Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin, reinstaurou a tradição dos Jogos Olímpicos de Verão. Sim, de verão! Porque também temos os Jogos Olímpicos de Inverno, que também ocorrem a cada quatro anos, depois de dois anos dos Jogos de Verão.
O Barão de Coubertin se interessava em criar uma organização internacional de jogos esportivos, promovendo a paz entre os países. Assim, em 1894 foi criado o COI, Comitê Olímpico Internacional. Reuniram-se então em Atenas 14 países e 241 atletas.
Além dos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, foram instaurados os Jogos Paralímpicos, para atletas com deficiências, e os Jogos da Juventude, para atletas de 14 a 18 anos.
Desde então, uma cidade do mundo é escolhida como sede a cada quatro anos. Lembra que em 2016 foi a vez do Rio de Janeiro sediar as Olimpíadas?
O Brasil nas Olimpíadas
A estreia do nosso país nos Jogos foi em 1920, na Antuérpia, na Bélgica, na sétima edição da Era Moderna dos Jogos Olímpicos. Nossa primeira medalha de ouro veio nessa Olimpíada, na modalidade tiro, e ficamos em décimo quinto lugar no quadro de países. Uma curiosidade é que todos os atletas eram homens – a primeira mulher a participar do evento foi Maria Lenk em 1932, ano em que as Olimpíadas foram realizadas em Los Angeles, nos EUA
No total, o Brasil já conquistou 128 medalhas, sendo 30 de ouro, 36 de prata e 62 de bronze. Isso significa que somos o quarto país a ganhar mais medalhas nas Américas, ficando atrás dos Estados Unidos, do Canadá e de Cuba.
Vamos torcer muito para o Brasil a partir do dia 23 de julho? ASP tem tudo que você precisa para reunir a família em volta da TV e vibrar com as conquistas dos nossos atletas!