Outubro Rosa: prevenção ao câncer de mama
Outubro Rosa é uma campanha anual realizada em todo o mundo com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Por isso o ASP apoia a campanha e vai fazer a sua parte: informando sobre o câncer de mama e sobre os exames que podem ser feitos para que o diagnóstico seja feito com antecedência.
Então lá vamos nós! Vem se informar com o ASP.
Sobre o câncer de mama
Trata-se de um tumor maligno que ataca o tecido mamário. Ele é um dos tipos mais comuns de câncer segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. O desenvolvimento da doença acontece quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, o que causa uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.
Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente é um dos fatores mais importantes para que exista cura. Afinal, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso é importante realizar o autoexame e também a mamografia.
Autoexame
O autoexame de mama é indicado para todas as mulheres a partir dos 20 anos. É recomendado fazer o exame 7 dias depois do início do sangramento causado pela menstruação. É fácil de fazer e não precisa de nenhuma ferramenta. Por isso vamos descrever, assim você pode realizar o exame e/ou passar esse conhecimento para alguém.
São três etapas: a observação em frente ao espelho, apalpação durante o banho e apalpação deitada.
- Observe em frente ao espelho
- Tire a blusa e o sutiã e fique em frente do espelho com mãos na cintura;
- Analise o tamanho o formato e o contorno das mamas;
- Observe se há alterações na pele da mama ou no mamilo;
- Verifique se o sutiã deixa marcas em apenas uma das mamas. Isso pode indicar inchaço
- Deixe os braços soltos. Observe. Erga os braços e veja se ocorreram alterações
- Apalpação em pé no chuveiro
- É recomendado realizar o exame do toque durante o banho pois com a pele ensaboada as mãos deslizam melhor, ajudando a identificar qualquer anomalia;
- Com a coluna ereta, coloque a mão esquerda atrás da nuca com o cotovelo apontado para cima;
- Faça movimentos circulares com firmeza (sem causar dores) iniciando na axila e seguindo em direção ao mamilo;
- Verifique por regiões mais densas ou caroços;
- Faça os mesmos movimentos circulares na região das axilas, notando se há algum nódulo palpável;
- Pressione delicadamente o mamilo para verificar se há saída de algum líquido de origem desconhecida;
- Repita o procedimento com o outro mamilo.
- Apalpação deitada
- Deite-se na cama. Coloque um travesseiro fino embaixo do ombro esquerdo;
- Com a outra mão apalpe a mama do lado esquerdo, fazendo movimentos circulares com a ponta dos dedos, verificando se não há anormalidades;
- Repita os mesmos passos do outro lado
É importante realizar essas três etapas pois a mama se movimenta junto com o corpo e por isso alguma anormalidade pode passar despercebida em determinada posição. Observe por inchaço, líquidos secretados, irritação/vermelhidão, coceira, ardência, caroço perceptível, veia dilatada, textura da pele alterada com surgimento de rugas ou aparência de celulite e dores. Em caso de qualquer alteração é importante procurar um ginecologista ou mastologista.
Mamografia
O exame mais eficiente para identificar com precisão alguma anomalia, com certeza é a mamografia.
Um dado assustador é que das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas em 2018, apenas 2,7 milhões foram feitas. Isso denota um risco grande que muitas mulheres podem estar correndo.
O ASP apoia o Outubro Rosa
A parte mais importante sobre o Outubro Rosa é gerar informação. Por isso estamos fazendo nossa parte trazendo mais informação e dicas para você.
Afinal o ASP sabe que saúde é um dos pilares de uma vida melhor. Nós sempre trabalhamos para te levar produtos saudáveis, desde o hortifruti até o nosso açougue. Não poderia ser diferente em nossas redes e modo de se comunicar.
Outubro Rosa, consciência e saúde. Você encontra no ASP.
autoexame, câncer de mama, mamografia, outubro rosa, prevenção