Ovo: quais as maiores vantagens + receita deliciosa!

Uhmmm receitas com ovo são sempre bem vindas, certo? Ovos mexidos, ovos com bacon, omelete… são tantas as opções que não falta variedade. Além disso, ovos são super versáteis  porque podem ser servidos no café da manhã, no almoço, no jantar… e ainda é um ingrediente presente em inúmeras sobremesas.

O ovo já passou de vilão a mocinho na saúde, ora por conter colesterol ruim, ora por fazer bem à saúde, devido às suas proteínas. A verdade é que as notícias ruins acabaram sendo desmentidas e  algumas vantagens são inegáveis! Vamos conferir algumas delas?

Ovo é cheio de nutrientes e vitaminas

A tabela nutricional do ovo é uma coisa bonita de se ver: cheio de proteínas, ótimo para o crescimento muscular, colesterol do tipo bom e gorduras boas- sim, elas existem! Além disso, o ovo é rico em aminoácidos, vitaminas A, D, E e do complexo B, e também  em fósforo, ferro e cálcio.

Ovo é bom para o cérebro

Isso porque ovos são ricos em colina, substância presente no complexo B, que é importante para a memória na idade adulta, porque protege as membranas celulares do sistema nervoso, além de aumentar o número de neurotransmissores que melhoram a memória, a aprendizagem, o humor e a concentração.

Ovo tem efeito antioxidante

Ovos têm nutrientes com ação antioxidante, como os carotenoides, as vitaminas A e E, ácido fólico e zinco, que irão proteger as células das ações dos radicais livres e desacelerar o envelhecimento celular.

Ovo ajuda na saúde ocular

A ajuda vem de nutrientes como a luteína e a zeaxatina, que são antioxidantes que ficam na retina do olho e previnem a catarata.

Legal saber isso, não é mesmo? Mas não adianta saber tudo sobre como o ovo pode fazer bem para a sua saúde se você não souber como aproveitar o ovo, né? Mas não se preocupe, nós temos a solução! Que tal uma receita israelense chamada de Shakshuka? Aqui vão os ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1 lata de tomates pelados em cubos (400 g)
  • ¼ de pimentão vermelho
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • ½ colher (chá) de orégano seco
  • 1 pitada de pimenta calabresa seca
  • sal a gosto

Modo de preparo:

1. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e corte ¼ do pimentão. Descarte as sementes e corte em cubos pequenos.

2. Em uma frigideira, regue com o azeite e junte a cebola e o pimentão quando aquecer. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos, até murchar. Junte o alho, tempere com a pimenta calabresa – e mexa por mais 1 minuto.

3. Abaixe o fogo, junte o tomate pelado (com o líquido), misture e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho encorpar. Tempere com o orégano, sal e misture bem.

4. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez. Com uma espátula, abra duas cavidades no molho e transfira os ovos com cuidado para não estourar a gema. Tempere cada um com uma pitada de sal e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos.

5. Tampe a frigideira e deixe cozinhar por mais 3 minutos, até que as claras fiquem cozidas e as gemas permaneçam moles (se preferir as gemas cozidas, deixe cozinhar por mais tempo). Sirva a seguir com pão italiano.

E aí, gostou da receita? Experimente e não se esqueça que no ASP tem uma seleção de ovos perfeitos te esperando e fique sempre de olho nas promoções que eles sempre aparecem por lá!

ovo, receita, shakshuka, vantagens

Horários de funcionamento

Loja Jd. Paraíso

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja São Marcos

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja Vinhedo

SEG. À SÁB.: 07:00 - 21:00

DOM.: 07:00 - 20:00



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Loja Jd. Paraíso

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 18:00

Loja São Marcos

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja Vinhedo

SEG. À SÁB.: 07:00 - 21:00

DOM.: 07:00 - 18:00


© COPYRIGHT 2019 | ASP Supermercados - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Semeia Propaganda