Como descascar e armazenar cebola e alho
Usar alho e cebola é algo muito comum na cozinha. O cheirinho dos dois fritando remexe com o estômago de qualquer um! Mas você, que sempre usa os dois como tempero, sabe qual o melhor jeito de cortá-los? E de armazená-los? Bom, muita gente pode ficar surpresa, mas a geladeira não é o melhor lugar para guardar cebola! Vem com a gente para algumas dicas sobre esses deliciosos alimentos.
O jeito certo de descascar os dois
Para o alho, que vem juntinho em vários dentes, uma dica boa é achatar a cabeça do alho com a mão, assim os dentes vão se soltar mais facilmente. Para descascar, amasse com a lateral da faca o alho, assim, as cascas se soltam pouco e você será capaz de descascá-lo.
Já para a cebola, a dica é colocá-las no microondas por 40 segundos, o que vai fazer a casca se soltar! Mas não esqueça de tirar as partes das extremidades que não são comestíveis antes.
E como armazenar?
O alho deve ficar armazenado em um lugar seco, arejado e longe do sol. Além disso, ele deve ser guardado com casca, que deve ser retirada apenas na hora de cozinhar. Já para o alho descascado, ainda dá pra armazenar: é só envolvê-lo em plástico e colocar na geladeira. Também é possível congelar! E quando for usar, não precisa esperar descongelar.
Já a cebola não deve ir na geladeira! Sim, é isso mesmo que você leu. Isso porque ao refrigerar, o amido da cebola se transforma em açúcares, fazendo as cebolas murcharem mais rápido. Ao invés disso, mantenha as cebolas arejadas- nada de saquinhos plásticos- em um lugar ventilado e seco.
Lágrimas? Aqui não!
O responsável pelo nosso choro é o gás sulfóxido de tiopropanal que é liberado quando cortamos a cebola. Ao entrar em contato com o nosso olho produz um ácido suave que nos faz lacrimejar. Bem ruim né? Mas há maneiras de contornar isso!
A primeira delas é cortando a cebola com uma faca bem afiada, assim, ela não esmaga as camadas da cebola, não liberando o gás. Outra dica é deixar a cebola de molho em água gelada por cerca de meia hora- se der para cortá-la debaixo d’água, melhor ainda. Outro truque é deixar a cebola 15 minutos no congelador, fazendo com que as enzimas que geram o gás fiquem congeladas demais para ao serem cortadas, liberarem o gás.
Gostou das dicas? Hora de colocá-las em prática e cozinhar delícias usando alho e cebola!