Quais legumes e verduras podem ser congelados?

Nada como poder congelar alimentos e facilitar nossa vida na hora de cozinhar, né? Preparar a comida fica muito mais fácil quando a gente só precisa descongelar o que vai usar e cozinhar tudo rapidinho. Mas nem todos os alimentos podem ser congelados! Por isso, no post de hoje, vamos conversar um pouquinho sobre os legumes e as verduras: quais podem congelar, como congelar, dicas… acompanha só.

O que pode ir para o congelador?

Quase todas as hortaliças podem ser congeladas, como brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Entretanto, as hortaliças que a gente come cruas não podem ir ao congelador. Então aquela alface fresquinha ou a rúcula que você coloca na sua salada devem ser consumidas na hora! Mas fica ligado nessa dica: se você colocar uma folha de papel toalha úmida entre as folhas da alface, você pode guardá-las na geladeira e elas ainda vão permanecer crocantes. Legal né?

Mas como eu congelo meus legumes e verduras?

Você pergunta e o ASP traz a resposta, ou melhor, a técnica! O primeiro passo é selecionar os legumes e verduras, priorizando sempre alimentos frescos e de boa qualidade. Depois disso, você precisa descascá-los e cortar o talo ou as partes estragadas. 

Após isso, você vai realizar um processo chamado de branqueamento. Ele consiste em mergulhar os alimentos por cerca de 2 minutos em água fervendo, e depois passá-los em água corrente ou colocá-los em uma bacia de água gelada. Depois, é só secar tudo muito bem. Essa técnica faz com que as enzimas que causam o escurecimento dos alimentos sejam inativadas, além de ajudar a manter a cor, o aroma e sabor.

Depois desse processo, para armazenar, o ideal é que seja feito em um pote de vidro ou plástico com tampa, ou também nesses saquinhos que são próprios para ir ao congelador. Não se esqueça de tirar todo o ar deles! Os alimentos podem ser congelados por até seis meses. Uma dica é você fazer pequenas porções para congelar, assim você não precisa ficar recongelando os alimentos.

E para descongelar, como faz?

Para cozinhar, não é preciso descongelar antes, mas se o caso for servi-los num prato frio, passe os alimentos para a geladeira por algumas horas.

congelar, legumes, Quais legumes e verduras podem ser congelados?, verduras

Horários de funcionamento

Loja Jd. Paraíso

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja São Marcos

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja Vinhedo

SEG. À SÁB.: 07:00 - 21:00

DOM.: 07:00 - 20:00



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Loja Jd. Paraíso

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 18:00

Loja São Marcos

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja Vinhedo

SEG. À SÁB.: 07:00 - 21:00

DOM.: 07:00 - 18:00


© COPYRIGHT 2019 | ASP Supermercados - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Semeia Propaganda