Parabéns para Valinhos pelos seus 124 anos de esplendor

Dia 28 de maio é o aniversário de nossa querida Valinhos. Embora o nome seja no diminutivo, o amor por nossa cidade é gigante!

Por todos pequenos vales de nosso belo município reina a energia e alegria de uma cidade que em 2019 foi eleita a mais feliz do estado de São Paulo.

A cidade é motivo de orgulho para os valinhenses pois carrega uma história cheia de importância onde se mostrou sempre um local onde os ventos sopram esperança!

A história da Terra do Figo

O primeiro marco histórico de Valinhos foi a abertura de um caminho novo de Jundiaí aos Goiases, por parte de Alexandre Simões Vieira tendo como paragem um ribeirão chamado Pinheiros. O objetivo no momento era substituir o caminho da Vila de Jundiaí até a paragem chamada Campinas do Mato Grosso. Era um caminho muito longo e em condições ruins. O novo caminho, então, passou a ser conhecido como Estrada de Goiás e com a descoberta de ouro na região de Goiás, passou a ser bastante utilizado a partir de 1722.

Pois é! Valinhos desde o início sendo caminho para grandes tesouros! Mas nem tudo foi fácil para nossa querida cidade também.

Em 1889 uma epidemia de febre amarela arrasou Campinas. Segundo cálculos feitos naquela época, a população de Campinas, que era de vinte mil pessoas, foi reduzida a quatro mil. E não foi por causa de morte exatamente, e sim porque muitos fugiram da cidade. 

Em abril desse mesmo ano, Valinhos (ainda um distrito de Campinas) se manteve forte e possuiu um papel super importante como palco da reunião da Câmara Municipal de Campinas, que cobrou do governo Provincial a convocação da Assembleia Legislativa para que ela, em sessão extraordinária, tomasse providências necessárias em relação ao saneamento da cidade visando evitar novas epidemias.

Como podem ver, Valinhos foi uma grande guerreira para a região e até hoje é um ponto marcante da região metropolitana de Campinas.

Mas e essa coisa com o Figo, veio da onde?

No final da década de 1990, os produtores de frutas de Valinhos tiveram uma ideia: descobriram uma fonte nova de renda: o agroturismo. Essa iniciativa está relacionada com o plantio de muitos alimentos e a criação do famoso Circuito das Frutas, que inclui os municípios de Valinhos, Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Vinhedo. 

E foi assim que Valinhos ganhou o apelido de “Terra do Figo Roxo”. E é real…não tem figo melhor que o figo daqui! 

Valinhos no coração

Sim, todos que moram, trabalham, estudam, passeiam e vivem nessa cidade sabem das qualidades dela. O céu estrelado nas noites, os dias calmos e o clima agradável, por onde as brisas da tarde cortam os vales. Ah… as tardes de Valinhos são como de nenhum outro lugar!

E essa sensação faz parte do cotidiano do ASP. Todos os dias, em nossas unidades de Valinhos, a energia da cidade está lá. E não é só no figo – que você pode pegar os melhores no ASP – mas em todo funcionamento das unidades, em todo o nosso compromisso com o valinhense e com toda a região em que atuamos. 

Afinal Valinhos não é só onde estamos. É onde pertencemos. Não está apenas na terra demarcada, mas sim em cada um de nós que vivemos nesta cidade maravilhosa.

Parabéns por seus 124 anos Valinhos! Esperamos estar com você por muito mais tempo, colaborando para que a região continue sendo essa terra linda que tanto gostamos. 

124 anos, aniversário, Região metropolitana de Campinas, Valinhense, valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horários de funcionamento

Loja Jd. Paraíso

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 18:00

Loja São Marcos

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja Vinhedo

SEG. À SÁB.: 07:00 - 21:00

DOM.: 07:00 - 18:00



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Loja Jd. Paraíso

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 18:00

Loja São Marcos

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja Vinhedo

SEG. À SÁB.: 07:00 - 21:00

DOM.: 07:00 - 18:00


© COPYRIGHT 2019 | ASP Supermercados - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Semeia Propaganda