Quero virar vegetariano. Como começar?

Uma das opções alimentares mais comuns na atualidade é o vegetarianismo. Esse estilo de alimentação consiste em não comer alimentos que são derivados de animais.

Primeiro, entenda os tipos de vegetarianismo

O tipo mais comum de vegetarianismo é o ovolactovegetarianismo, onde a pessoa não come nenhuma carne de animal (nada de peixe, frango, carne vermelha etc) porém continua ingerindo alimentos que possam ser de origem animal, como leite, queijo, chocolate, ovo etc. 

Na cultura popular é comum chamar de vegano quem abdica de todos alimentos de origem animal, ou seja, não consome nem lacticínios, nem ovo e nem a carne do animal em si.

Mas vamos com calma. Ninguém precisa pular tão rapidamente de um hábito onde se come carne para parar totalmente com tudo que seja de origem animal. Vamos traçar um plano de ação para você!

Passo 1: Segunda sem carne

Você já ouviu falar dessa iniciativa? O nome dela já explica tudo: segunda feira, nenhum prato do café da manhã, almoço e jantar poderá ter carne. É um dia para você experimentar novas receitas e excluir totalmente a carne do jogo.

Esse é um início importantíssimo pois você precisa reeducar seu paladar – e até mesmo a sua maneira de cozinhar – para se adequar ao jeito vegetariano de degustar os sabores e cozinhar os ingredientes!

Invista bastante nos legumes, vegetais, cogumelos, batatas, inhame e outros itens clássicos da cultura vegetariana. 

É importante ser fiel a essa segunda sem carne. Você pode escolher outro dia além da segunda, o legal de ser o primeiro dia útil da semana é que você já começa no gás do trabalho contando com uma dieta diferenciada e seu corpo vai sentir isso! Vai sentir que nem sempre começar a semana comendo carne é o melhor para você. 

Passo 2: Alimentos que simulem carne

Atualmente existem vários alimentos que simulam carne mas são feitos de vegetais. Às vezes a semelhança é tão intensa que você vai pensar “uau, como isso não é carne?”

A gente recomenda que você não consuma eles na sua segunda sem carne, afinal esse dia deve estar reservado a você adequar o seu paladar para uma vida sem carne. 

Os alimentos que simulam carne são de certa forma ‘paliativos’. Eles estão aí para quando no resto da semana você pensar: “bem que eu queria um bife agora”. Compre um desses alimentos e prepare! 

Passo 3: Pare de comer carne em casa

Ok, ir em um churrasco ou outras situações sociais e não comer carne pode ser difícil de início. Por isso é importante que na sua casa você exclua todas as fontes de carne. Isso ajuda muito pois parando de comer carne em casa você vai estabelecer uma rotina onde você nunca come carne em refeições do cotidiano, em refeições feitas por você.

De pouco em pouco esse hábito vai se ampliar

Passo 4: Corte a carne de vez

Agora você está pronto para usar o famoso “não” quando te oferecerem carne! Com seu novo paladar e hábitos você consegue pensar em mais refeições sem carne e sabe que existem opções que podem substituir a carne de vez em quando. 

É nesse momento que você vira um real vegetariano!

Você pode ir além, se quiser

Claro que dá pra traçar o caminho até o veganismo! É só repetir esse processo só que pensando em excluir ovos e os lacticínios. Lembrar que o ser humano é o único mamífero que continua tomando leite depois de adulto pode ser uma informação que te ajude!

Força e saiba que ingredientes para suas receitas vegetarianas você encontra aqui, no ASP!  

Alimentação, hortimercado, legumes, saúde, vegetarianos

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