Salada com figo roxo? QUERO!
Celebração da Festa do Figo! O evento é tradicional em Valinhos e é quase impossível conhecer um pé-de-figo (nome popular para quem nasce por aqui) que nunca tenha prestigiado a festa. A gente adora essa época do ano!
Mas estamos passando aqui para te dizer que no Asp as frutas também são especialmente selecionadas para você, sabia? Tudo é bem fresquinho, não importa a estação do ano. Aqui a festa das frutas é o ano inteiro ?
Aproveitando a deixa, tem comida boa vindo aí! Separamos uma receita de salada MA-RA-VI-LHO-SA, leve, fresca e refrescante com a estrela do mês: o figo roxo!
Vamos aos ingredientes?
-Folhas de sua preferência (pode ser alface americana, roxa, rúcula ou outras que você gostar)
– 6 Figos roxos (os maaais bonitos que você encontrar, tá? Dignos de tapete vermelho)
– Mussarela de búfala (quanto mais, melhor! A gente adora muçarela de búfala ?)
-5 colheres de sopa de vinagre balsâmico
-2 colheres rasas de sopa de açúcar mascavo (o açúcar mascavo dá um toque todo especial à receita! Não esqueça desse ingrediente ?)
-1 pote de iogurte natural
-1 colher de sopa de castanhas de caju trituradas
Pronto! São esses os ingredientes dessa poção mágica, especialmente pensada para arrancar elogios de todos os seus convidados.
É calor, é verão! Nada de passar muito tempo na cozinha e nada de pratos muito quentes também: a ideia aqui é refrescar a sua vida e transformar momentos bons em MEMORÁVEIS com quem você ama.
Por isso, o único pré-requisito para preparar esse prato é a DIVERSÃO ? Hora de colocar a mão na massa:
Modo de preparo em 5 passos:
- Reduza o vinagre balsâmico com açúcar mascavo na frigideira ou em uma panela pequena. Fogo baixo, tá? Não queremos queimar essa mistura. Misture até que o açúcar mascavo se dissolva e o líquido se reduza. Continue até ver que a mistura engrossou! Quando isso acontecer, pode deixar de lado por um tempinho.
- Lembra das folhas que você escolheu? Então: rasgue-as em pedaços irregulares (não tem regra aqui, esse processo é grosseiro mesmo. Zero técnica!) e forre com elas uma travessa baixa e larga.
- Figo, seu lindo! É hora de cortá-los em cruz (cada figo deve ser dividido em quatro partes!) e coloca-los junto com as folhas, lá na travessa que você escolheu. Tá quase acabando! UHUL!
- Agora é a hora da muçarela de búfala: quebre-a em pequenos pedacinhos ou cubinhos irregulares e espalhe-os pela travessa. Tá tomando forma, né? Tá bonita, tá colorida a sua salada ?
- Derrame o iogurte sobre os ingredientes com a ajuda de uma colher. Respira, mas logo em seguida já espalhe também a redução de vinagre balsâmico e açúcar mascavo, que já deve ter esfriado. Agora, é só adicionar as castanhas de caju moídas e pronto! Já pode servir, livre leve e solta!
Olha, cá entre nós: não somos de ferro e também provamos essa receita antes de indica-la pra você. Por aqui, foi um sucesso!
A vantagem de preparar uma salada é que não exige muitos processos na cozinha, é refrescante e deixa a mesa muito bonita e colorida.
Alface, rúcula e tomate é um coringa, mas nada impressiona tanto quanto uma salada inusitada, que leva outros ingredientes, não tão convencionais. 2020 pede renovação, não é mesmo? Bora inovar em tudo o que dá!
E aí? Gostou? Conta pra gente o que você achou dessa receita. Aproveite e arrisque outras combinações! Que tal substituir o figo por outra fruta, como a uva? Fica a dica! ?