Você sabe o que são hortaliças brássicas?
Falando assim pode até parecer estranho. Mas você com certeza conhece e provavelmente já experimentou a maioria!
As hortaliças brássicas são também conhecidas como ‘vegetais florais’. Pegou a dica? Isso mesmo, são hortaliças com características semelhantes a das flores! Dá uma olhada nas celebridades da gastronomia que fazem parte desse grupo arrasador:
- Rúcula
- Couve-flor
- Repolho
- Brócolis
- Couve
- Nabo
- Agrião
- Acelga
- Rabanete
- Couve de Bruxelas
Essas hortaliças são guerreiras! Resistentes a grandes oscilações de temperatura, elas se dão bem com calor e frio, por isso podem ser plantadas em climas diversas. Mesmo assim elas levam tempo para se desenvolver pois contam com estruturas mais rígidas e resistentes. As florzinhas são fortes!
Agora na questão nutricional. Elas são vegetais ricos em ferro, cálcio, fibras alimentares e até vitamina C. Um dado incrível é que podem ajudar contra o desenvolvimento de alguns tipos de câncer (exemplo sendo de esôfago, cólon e pulmão).
Hora do preparo
O primeiro fato que você precisa saber na hora de preparar hortaliças brássicas é que elas não são apenas bonitas, mas também são deliciosas! E dá pra fazer de vários jeitos!
Vegetais como a couve flor, brócolis, rabanete, nabo e couve de bruxelas vão muito bem cozinhados no vapor. Podem também ser gratinados ou cozidos na água para servir como acompanhamento ou prato principal. Um exemplo é a Couve-flor gratinada com molho branco e bastante queijo parmesão. Fica uma delícia!
Já rúcula, agrião, repolho e acelga vão bem em pratos frescos, saladas diversas cheias de folhas. Dá pra usar em recheios de empadas, tortas e outras experiências gastronômicas.
Seja na salada, no acompanhamento, ou até mesmo como prato principal as hortaliças brássicas são opções clássicas para uma refeição saudável e saborosa!