10 Dicas para economizar o gás de cozinha

Com o novo reajuste, o botijão já é vendido a 150 reais em São Paulo. O aumento de 16% neste mês, fez com que os preços disparassem e nos alertasse quanto ao uso mais consciente e inteligente. Confira 10 dicas simples e práticas.

Estamos aqui para ajudar a cuidar da economia do seu bolso. Dá uma olhadinha em algumas dicas para aproveitar melhor o botijão e aliviar os gastos que estão cada dia mais pesados, afinal, o gás de cozinha é essencial e não podemos deixar de usá-lo. Conforme orientação de especialistas, separamos 10 dicas importantes a seguir:

1 VERIFIQUE POSSÍVEIS VAZAMENTOS

Use uma bucha com sabão para depositar espuma na rosca do botijão, mangueiras e conexões com o fogão. Se houver bolhas, há um vazamento a ser consertado. Isso evitará acidentes e desperdício. 

2 CONFIRA A LIMPEZA DAS BOCAS DO FOGÃO

Bocas sujas fazem com que o fogo perca potência e gaste mais gás para cozinhar o alimento. Limpe sempre as peças do fogão com água e sabão. A chama azul é sinal de potência e eficiência. Chamas amarelas ou laranjas são sinais de sujeira nas bocas ou mau funcionamento. Procure uma assistência técnica especializada, caso o problema persista. 

3 EVITE CORRENTES DE AR 

Muita corrente de ar na cozinha diminui a potência das chamas, exigindo mais tempo para o aquecimento ideal das panelas. Enquanto cozinha, feche alguma janela, caso ela esteja levando corrente de ar diretamente nas chamas. 

4 PLANEJE O PREPARO DAS REFEIÇÕES

Pensar nas próximas refeições pode significar não precisar usar o fogão no dia seguinte. Pense nas possíveis porções maiores e que também possam ser congeladas.

5 CORTE OS ALIMENTOS EM PEDAÇOS MENORES

Um corte de alimento menor levará menos tempo para ser cozido, já que sua superfície de contato com o calor será maior.

6 PLANEJE O USO DO FORNO

Asse pratos diferentes ao mesmo tempo, principalmente aqueles que cozinham em temperatura parecida. 

7 UTILIZE PANELA DE PRESSÃO

A panela de pressão cozinha alimentos mais rapidamente, gastando menos gás. Procure panelas com selo do Inmetro e em bom estado de conservação e higiene. O tempo de cozimento de grãos como feijão e grão-de-bico fica ainda menor se eles ficarem de molho por 12 horas antes de irem ao fogo. 

8 EVITE ABRIR O FORNO

Marque o tempo de preparo da receita e use a iluminação do forno para evitar abrir a porta. Quanto menos você abrir o forno, menos gás será necessário para chegar à temperatura ideal.

9 ESCOLHA A BOCA DE FOGÃO IDEAL

A menos que esteja com muita pressa, evite colocar uma panela pequena em uma boca grande. Isso pode significar desperdício do seu gás de cozinha.                                                                                  

10 TAMPE AS PANELAS

Panela fechada representa diminuição da perda de calor. Portanto, ao tampar as panelas, você aproveita mais a chama e o alimento cozinha mais rápido.

Consideramos, então, que as recomendações de economia do gás de cozinha podem ser resumidas em 3:

1 Manutenção do fogão;

2 Equipamentos mais eficientes;

3 Técnicas que aproveitam melhor o calor da chama.

As orientações são práticas simples, não exigem grandes investimentos e possuem o mesmo objetivo: fazer seu botijão render mais. 

10 Dicas para economizar o gás de cozinha

Horários de funcionamento

Loja Jd. Paraíso

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 18:00

Loja São Marcos

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja Vinhedo

SEG. À SÁB.: 07:00 - 21:00

DOM.: 07:00 - 18:00



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Loja Jd. Paraíso

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 18:00

Loja São Marcos

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja Vinhedo

SEG. À SÁB.: 07:00 - 21:00

DOM.: 07:00 - 18:00


© COPYRIGHT 2022 | ASP Supermercados - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Semeia Propaganda