BACALHOADA TRADICIONAL PORTUGUESA

Tradicionalmente na semana santa já começamos a procurar receitas com peixes para celebrar junto com a família, e hoje vamos colocar a receita da tradicional bacalhoada portuguesa.

A bacalhoada à portuguesa no forno é bem simples, mas fica extremamente saborosa no paladar mesmo com poucos ingredientes. Você vai precisar apenas de bacalhau, batata, cebola, pimentão, tomate, azeite, azeitonas e alguns temperos que sempre temos em casa.

Antes de mais nada anote todos os ingredientes. Aproveite para fazer a sua lista de compras e encontre os melhores preços, qualidade e atendimento aqui no ASP!

  •  1 quilograma de batata média ou pequena
  •  800 gramas de bacalhau em postas ou lombos
  •  3 cebolas médias
  •  4 tomates médios
  •  ½ pimentão vermelho
  •  ½ pimentão verde
  •  ½ pimentão amarelo
  •  4 ovos
  •  1 xícara de azeite de oliva virgem extra
  •  1 xícara de azeitona
  •  cheiro verde picado a gosto
  •  pimenta do reino
  •  sal

Essa receita servirá 6 convidados. Seu tempo de preparo é de 1h30.
Características adicionais dessa receita: Sem Lactose e Sem Glutén

PREPARO

1. Comece por cozinhar o bacalhau e os ovos numa panela com água até cobrir, no fogo médio durante 10-15 minutos. Você saberá que o bacalhau está pronto quando as lascas de bacalhau separam facilmente.


Dica: Cozinhar os ovos e o bacalhau juntos ajuda a agilizar o processo, mas você pode cozinhar em panelas separadas se preferir.

2. Escorra a água da panela e deixe os ingredientes esfriar um pouco. Enquanto o bacalhau ainda está morno, retire os espinhos e as peles e, em seguida, descasque os ovos e corte-os em rodelas. Reserve.

Dica: Não deixe o bacalhau esfriar completamente para retirar os espinhos e peles, pois essa tarefa é mais fácil enquanto ele ainda está quente ou morno.

3. Em seguida higienize os legumes e prepare-os: descasque as cebolas e as batatas e retire o caule dos pimentões. Corte estes legumes e também os tomates em rodelas, sem esquecer de retirar as sementes dos pimentões.

4. Ferva as rodelas de batata por 5 minutos no fogo alto, para que cozinhem mais depressa no forno e se mantenham macias. Escorra as batatas e coloque numa assadeira untada com azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto e coloque um fio de azeite.

Dica: Tradicionalmente esta receita é preparada numa panela ou assadeira de barro mas, se você não tiver, pode usar a assadeira da sua preferência.

5. Arrume o bacalhau em postas ou lombos sobre as batatas e decore com as rodelas de ovo, tomates, cebolas e pimentões por cima e em redor. Regue com azeite abundantemente, polvilhe sal e pimenta do reino e cubra com papel alumínio. Leve ao forno a 200ºC durante 20-30 minutos.

Dica: Você pode adicionar as azeitonas antes ou depois de assar a bacalhoada. No entanto, lembre que as azeitonas ficam murchas após assar no forno.

6. Depois do tempo indicado retire o papel alumínio e deixe a bacalhoada à portuguesa tradicional no forno por 10 minutos, somente para dourar. Sirva com azeitonas e cheiro verde picado e comprove que fica uma delícia. Bom apetite!

Horários de funcionamento

Loja Jd. Paraíso

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 18:00

Loja São Marcos

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja Vinhedo

SEG. À SÁB.: 07:00 - 21:00

DOM.: 07:00 - 18:00



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Loja Jd. Paraíso

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 18:00

Loja São Marcos

SEG. À SÁB.: 07:00 - 22:00

DOM.: 07:00 - 20:00

Loja Vinhedo

SEG. À SÁB.: 07:00 - 21:00

DOM.: 07:00 - 18:00


© COPYRIGHT 2022 | ASP Supermercados - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Semeia Propaganda