Em época de chuvas…que tal um bolinho de chuva?
Como anda chovendo ultimamente! Todo dia o tempo fica nublado e dá aquela clássica chuva de verão. Já que não dá pra sair, bora ficar aconchegado em casa então. E nesse caso, um cafezinho da tarde ao som da chuva vai bem não é mesmo?
Aí entra uma opção que tem tudo a ver com isso: o bolinho de chuva.
A história do bolinho
Bolinho de chuva vem sempre aos montes, afinal ele nasceu para ser servido com fartura. Característica que é clássica quando o assunto é relacionado a comidinhas de vó!
A receita desse clássico veio de Portugal e se popularizou no Brasil – da maneira que conhecemos – apenas no século XIX. Antes dessa época o trigo era caro, uma iguaria que tinha até um apelido chique: “farinha do reino”. Por causa disso muitas receitas faziam a substituição por farinha de mandioca ou cará.
O nome, segundo uma lenda, é de que em uma tarde do século XX alguém chamou o docinho de bolinho de chuva, pois as crianças precisavam sair de quintais e ambientes abertos para se protegerem da chuva e os bolinhos eram os responsáveis por mantê-las em casa devidamente ocupadas.
Mas claro que a receita não se reserva apenas aos pequenos e sim para todo mundo – por mais que super lembre infância não é?
Vamos de receita?
Agora que você já sabe a história, bora ver como faz esse quitute delicioso? Segue a receita!
Ingredientes
- 2 ovos
- 1 xícara de chá de leite
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de açúcar
- 2 pitadas de bicarbonato de sódio
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Açúcar e canela a gosto
Modo de preparo
Em uma vasilha, bata bem os ovos. Junte, de pouco em pouco, a farinha de trigo, o leite e o bicarbonato de sódio. Misture e misture até que a massa fique homogênea. Depois disso vem o fermento. Aí você pode misturar devagar.
Para fritar o bolinho, aqueça o óleo em uma panela funda de modo que cubra por completo os bolinhos. O óleo não pode estar nem muito quente – para não queimar – e nem muito frio – para não encharcar. É sempre importante tomar muito cuidado com o óleo.
Com auxílio de uma colher, adicione pequenas porções de massa no óleo. Frite até que doure por completo. Retire do fogo com uma escumadeira e deixe os bolinhos descansando em um papel absorvente.
Aí é só finalizar com o clássico açúcar e canela! Já está pronto para servir.
Gostou da história e da receita? Continue acompanhando o blog do Asp para mais conteúdo como este!